Instituto Pensar - Carlos Siqueira fala sobre Autorreforma com parlamentares

Carlos Siqueira fala sobre Autorreforma com parlamentares

Por Redação

Foto: Humberto Pradera

O presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, se reuniu com a bancada socialista da Câmara dos Deputados nesta terça-feira (29) para tratar do processo de autorreforma partidária, que terá seu início em uma conferência nacional entre os dias 28 e 29 de novembro, no Rio de Janeiro. No dia 30, haverá uma conferência internacional.

A autorreforma consistirá num processo de debate nacional, interno e externo ao partido, que se finalizará com a atualização do programa e do manifesto do partido, que datam de sua fundação em 1947. Proposta pela Direção Nacional, em junho deste ano, a ideia de auto-reflexão é um passo dos socialistas no sentido de contribuir para uma mudança do sistema político e partidário brasileiros, que passam por profunda crise.

"Se não tivermos uma renovação de todo o sistema político, e uma reação, chegaremos a 2022 em situação ainda mais grave. Lamentavelmente, não estamos vendo uma reação a altura à atual crise, e essa ausência de reação nos levou a convocar essa autorreforma como uma maneira de contribuir para uma mudança no sistema político brasileiro, que não está funcionando”, afirmou Siqueira.

Na reunião, o presidente destacou a importância da participação, interação e contribuição dos parlamentares federais e estaduais, vereadores, prefeitos e governadores do PSB neste processo.

"Essa autorreforma é para que a gente possa, no futuro, ser um partido que as pessoas olhem e saibam claramente o que defendemos, quais são as nossas bandeiras, e saibam também o que seus parlamentares defendem”, afirmou.

Para Siqueira, os deputados, senadores, governantes e dirigentes são "a cara pública do partido” e, por isso, precisam se engajar na atualização partidária e no enfrentamento da crise política.

"A comunicação será um facilitador para que os parlamentares também possam influir no partido como um todo. É essencial que procuremos criar um partido em que os parlamentares se sintam bem, se sintam pertencentes, interajam com o partido”, disse.

Segundo ele, na conferência nacional os participantes aprovarão um documento-base da autorreforma, que será amplamente discutido com todas as instâncias partidárias, filiados, militantes e diversos setores da sociedade civil. Após, um documento final será apresentado durante o XV Congresso Nacional do PSB, em 2021, quando se concluirá o processo de atualização do manifesto e do programa partidário.

Siqueira ressaltou que a conferência é apenas o primeiro passo para o amplo debate sobre o partido. "A autorreforma é necessária para que possamos melhorar, promover uma mudança programática, mas não uma mudança cosmética. Se nós queremos fazer uma grande mudança no partido, precisamos fazer um grande debate para torná-lo uma instituição política mais interessante e que contribua no plano nacional para enfrentar os grandes problemas do país”.

O líder do PSB na Câmara, deputado Tadeu Alencar, lamentou que a política brasileira passe por uma crise tão profunda e seja objeto de desencanto da população, mas destacou a autorreforma como uma iniciativa importante para ajudar a superar esse momento.

"É muito importante que um partido com a história e os valores do PSB se ocupe de tentar estabelecer novos mecanismos de diálogo com a sociedade a partir da atualização de um manifesto e um programa novos”.

O secretário de Relações Internacionais do PSB, deputado federal Alessandro Molon, também parabenizou a iniciativa da Direção Nacional. "Essa decisão de convocar essa autorreforma neste ano, que não é eleitoral, para preparar uma nova visão de país e um novo programa para o partido, é um desafio acertadíssimo do PSB”, disse.

"Acho que o partido vai marcar uma posição e ocupar um espaço que está vago no país de um partido progressista que quer discutir o futuro do Brasil não de olho nas próximas eleições, mas pensando no futuro do país”, afirmou.

Molon apontou ainda que o partido já realizou aproximações com os partidos socialistas do Chile, do Uruguai, de Portugal, da Espanha e com os socialistas democratas norte-americanos.

O vice-presidente nacional de Modernização Partidária, João Capiberibe, destacou que uma das iniciativas da autorreforma para integrar todo o partido com seus filiados e a sociedade será o uso de novos canais de comunicação.

Entre elas, está o aplicativo "PSB 40 – Democracia participativa na palma da mão”, que será lançado durante a conferência nacional, e uma plataforma nacional para as eleições municipais de 2021 que auxiliará os candidatos com propostas socialistas para a condução de sua campanhas.

"A autorreforma pretende aproximar o partido da sua militância e da sociedade. Para isso, temos que inovar e integrar toda a comunicação e isso já está em marcha”, declarou Capiberibe.

Mais fotos 

Fonte: PSB 40



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: